Aqui você encontrará as perguntas mais freqüentes organizadas por Sistemas. Buscamos ajudar os usuários com suas principais dúvidas e dificuldades na utilização e processos dos sistemas DigiSat

Sistema Administrador G4

 

O sistema Administrador permite que você faça pagamentos parciais das contas a Pagar ou a Receber.

Para isso, selecione a parcela e clique em Receber/Pagar > Informe a data de recebimento/pagamento e coloque o valor parcial no campo “Valor Recebido/pago”.

Em seguida, clique em Receber/Pagar novamente. Irá abrir uma janela na qual deverá selecionar a opção “Gerar lançamento com a diferença” e dê um OK.

Fazendo esse procedimento, o valor restante da parcela será gerado em um novo lançamento, para uma nova data que você irá definir.

Há alguns motivos que podem levar a nota a não calcular o total automaticamente. Verifique abaixo:

- Verifique no cadastro do cliente utilizado na NFe se o tipo dele está como "Revenda". Se o mesmo estiver como revenda, e não tiver um preço revenda definido no estoque não irá trazer para a nota o preço unitário do produto, deixando a mesma zerada.

- Verifique a finalidade da NFe - Nota com finalidade de devolução, por exemplo, não totaliza a NFe já que o total deverá ser preenchido pelo próprio usuário.

- Verifique a sua CFOP padrão por meio de Opções > Configurações >  Faturamento > CFOP. Veja se o CFOP que você está usando como padrão está com a opção "CFOP compõe o total da NFe" marcada.

- Verifique por fim o Firebird da sua máquina se está correto, e se necessário reinstale por meio da pergunta "12 - Como Instalar / reinstalar o Firebird?"

Para habilitar seu sistema Administrador G4 em um Windows 7 e Windows 8, execute os passos a seguir:

• Entre em Painel de Controle do Windows e abra “Contas de Usuário”;
• Clique em “Alterar configurações de controle de conta de Usuário”;
• Selecione a opção ”Nunca Notificar”. Clique em OK e reinicie o computador.

Feito o procedimento, copie o Habilita.exe e o Info.dat do CD para dentro da pasta do sistema e com o botão direito do mouse no Habilita.exe clique em Executar como Administrador.

Para o Windows 8, além do procedimento acima descrito, certifique-se de que a versão do Windows é compatível com o nosso sistema (Pró, Enterprise e 8.1 Pro - Qualquer versão Single Language não opera).
 

- Inicialmente feche o DigNFe e vá até a pasta NFe, onde está o aplicativo DigNFe.exe

- Abra a pasta com o numero do CNPJ do emitente e exclua o arquivo chamado FluxoNFe.xml.

- Logo após ter feito esse procedimento ative o DigNFe e faça uma consulta do status de serviço.

- Após retornar "Sistema em Operação", transmita novamente a nota desejada.

No menu principal do sistema Administrador G4 clique em “Opções” e em seguida selecione “Usuários”.

Na janela que abrir, clique em “Incluir”, coloque o nome e a senha do novo operador. Clique em “Gravar”.

Ao selecionar o operador já cadastrado e clicar no botão “Abrir configuração do usuário selecionado” o sistema permitirá detalhar o acesso aos módulos no sistema.

Na mesma tela, abaixo, é possível detalhar as ações do operador por módulo. Basta selecionar o módulo na listagem à esquerda e especificar a ação permitida na listagem à direita. 

Depois de terminado clique em “Gravar”.

Obs: O sistema deve ter um usuário com acesso a todos os módulos para poder ter o controle de todos os demais usuários.

Se o modelo de relatório já tem um logotipo.
• Abra o Gerador de Relatórios.
• Vá ao Menu Arquivo/Abrir, selecione a origem dos dados, clique sobre o relatório desejado e confirme.
• Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem do logotipo, e vá em Propriedades.
• Clique no botão Leitura, e indique onde está salvo o seu logotipo, em seguida confirme.
• Salve o relatório.

Se o modelo de relatório não tem um logotipo e você deseja incluir.
• Abra o Gerador de Relatórios.
• Vá ao Menu Arquivo/Abrir, selecione a origem dos dados, clique sobre o relatório desejado e confirme.
• Em seguida, vá ao menu Inserir > Imagem, e clique na tela onde deseja colocar a imagem.
• Depois clique com o botão direito do mouse sobre a imagem em branco que foi inserida.
• Clique no botão “Leitura” e indique onde está salvo o seu logotipo.
• Clique em “Confirmar”.
• Salve o relatório.

Para maiores dúvidas, consulte o manual específico referente a Relatórios, disponível em: http://www.digisat.com.br/ftp/manuais/Manual_Gerador_de_Relatorios.pdf

Primeiramente verifique se o Server Dim está ativo ao lado do relógio do Windows no servidor (é ele o responsável por identificar a máquina servidora). Se não estiver ativo, ative-o diretamente da pasta do sistema executando o Server Dim.exe e efetue o teste.

Você ativou o Server Dim, mas ele fechou novamente?

Entre no Painel de Controle> Ferramentas Administrativas> Serviços e localize o Serviço Digisat. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Iniciar". Abra o Server Dim novamente e efetue o teste.

Novamente, o Server Dim não ficou ativo?

Proceda com a reinstalação do Serviço Digisat. Vá até o Painel de Controle > Programas e Recursos e Desinstale o Serviço ADM G4. Depois que tiver finalizado a desinstalação, vá até a pasta de instalação do sistema e execute o SETUP.EXE. Assim que finalizar a instalação do serviço, vá novamente até Painel de Controle> Ferramentas Administrativas> Serviços e localize o Serviço Digisat. Clique com o botão direito do mouse e o inicie novamente. Abra o Server Dim, que deverá permanecer ativo e o sistema irá abrir normalmente.

Caso 1 – A empresa já possui uma base de dados (Se a mesma foi convertida de outro sistema para a Digisat, por exemplo) coloque-a dentro de uma pasta na raiz do sitema (C:/DIGISAT/ADMG4)

Na primeira execução do sistema, será apresentada uma tela para indicar a localização da base de dados.

* Se a base estiver no micro local, no campo “Informe se a base está”, marque “0 – Nesse computador”. Na opção “Caminho da base no computador servidor” indique a pasta onde está a base e clique no botão “Testar Conexão”.

* Se a base estiver em outro computador, no campo “Informe se a base está”, marque “1 – Computador da rede”. Em seguida preencha o campo abaixo com o IP ou o nome da máquina que possui a base de dados. Na opção “Caminho da base no computador servidor” indique a pasta onde está a base e clique no botão “Testar Conexão”. Faça o mesmo nas estações (terminais). 

Caso 2 – A empresa não possui uma base de dados

No Servidor: Antes da primeira execução do Sistema Administrador G4 no servidor, caso não tenha nenhuma base, crie uma pasta (preferencialmente na raiz do sistema:) e deixe-a vazia (exemplo: C:/DIGISAT/ADMG4/DADOS).

Assim, na primeira execução do sistema Administrador G4, será apresentada uma tela para indicar a localização da base de dados. No campo “Informe se a base está”, marque “0 – Nesse computador”. Na opção “Caminho da base no computador servidor” indique a pasta criada (exemplo: C:/DIGISAT/ADMG4/DADOS) e clique no botão “Confirma”.Aguarde até que sistema crie uma nova base de dados zerada.

Antes de encerrar a criação da base de dados será apresentada uma tela, na qual é necessário informar os dados da empresa. Após incluir todos os dados clique em “Confirma”, e inicie a utilização do sistema.

Para indicar uma nova localização da base de dados, entre na pasta aonde está instalado o programa (C:/Digisat/AdmG4). Em seguida localize o arquivo CONFIG.INI, apague-o e abra o Sistema Administrador novamente. Será aberta a janela para indicar a localização da base de dados.

  1. Nesse computador: Selecione LOCAL e apenas indique o caminho aonde a base de dados está localizada. Exemplo: C:→DIGISAT→ADMG4→DADOS*
  2. Computador da Rede: Com o Firewall no servidor desativado, selecione a opção REDE e indique o nome do servidor (que não deverá conter traços ou caracteres especiais) ou o IP (que deverá ser fixo). Na sequência, indique o diretório aonde está localizada a base naquela máquina. Exemplo: Nome: SERVIDOR Localização: C: →DIGISAT→ADMG4→DADOS*

* No lugar de → utilize contra barra.

A margem para controle de comissão serve para quando o vendedor cadastrado aplicar desconto nas vendas. Você pode, por meio dessa ferramenta, definir um percentual de redução de comissão que varia com o percentual de desconto aplicado pelo vendedor. Em Movimentos> Controle Financeiro > Vendedores, se marcada a opção “Alterar o percentual com a margem de lucro”, o sistema irá alterar a comissão do vendedor quando for dado um desconto ou acréscimo na venda de acordo com a tabela específicada.

A opção para especificar uma margem de limite de descontos pelo vendedor é feita clicando no botão "Tabela de margem". Nesta, você define o % de desconto na venda e o % de desconto que o vendedor vai ter na comissão dele aplicando esse desconto.

Exemplo: Supomos que você tenha marcado a opção “Alterar o percentual com a margem de lucro” e ter uma tabela criada para o VENDEDOR01 com um percentual de 15% de comissão sobre as vendas. Se o vendedor aplicar um desconto de 50% ele terá uma redução de 10% na comissão. Se for feita uma venda indicando o VENDEDOR01 e for dado um desconto de 50% no total da venda o vendedor receberá 10% de comissão A MENOS, ficando com apenas 5%.

Primeiramente confira se todos os produtos que devem ser exportados possuem as seguintes informações:
a) Código de barras, com o número 200 + 4 dígitos, código do sistema com zeros a esquerda. Por exemplo, 2000001.
b) Informar corretamente o padrão barras. Deixe-o como Peso.

Para gerar os arquivos para a balança, execute o seguinte procedimento:
a) Entre no Sistema Administrador G4 > Auxiliares > Gerar arquivos para a Balança.
b) Indique a localização da base de dados.
c) Selecione o modelo da balança e clique em GERAR.
d) Entre no diretório do Administrador G4 (C:DigisatAdmG4)
e) O arquivo será gerado solto dentro da pasta do sistema e será do tipo .txt. Cada balança gera com um nome e padrão diferentes, então pode ordenar pela data de modificação dos arquivos para facilitar na localização do que foi gerado. Após importe o arquivo gerado para o sistema da balança.
 

Para Instalar:
a) Caso você ainda não possua o Firebird em sua máquina acesse o link http://www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/firebird/2.0.3/Setup.exe

b) Baixe o arquivo Setup.exe e execute;

c) Selecione o idioma no qual quer fazer a instalação;

d) Clique em avançar até chegar na seleção de tarefas adicionais.

e) Marque a opção “Copiar a biblioteca do Cliente para a pasta <system>”

f) Se o sistema operacional for Windows 7 32 bits ou Windows 8 clique em Executar como Serviço. Se for Windows 7 64 bits selecione a opção para executar como Aplicação.

Para reinstalar:

Maneira correta para desinstalar o FireBird
1 - Entre no painel de controle do Windows > Abra o Firebird > Clique em STOP
2 - Entre no painel de controle do Windows > Programas e recursos > Selecione o FireBird na lista e selecione "Desinstalar"
3 - Entre em Arquivos de programas e exclua a pasta "Firebird" completa.
4 - Faça uma busca na máquina por "gds32.dll" e exclua todos os que houver procedendo com a reinstalação na sequência.

Obs: Evite ter o nome da máquina com mais de 8 caracteres ou com espaços e caracteres especiais.

Para atualizar o seu sistema, execute os seguintes procedimentos:

a) Acesse http://www.digisat.com.br → Downloads → Sistema Administrador G4 → Atualizações

b) Salve uma cópia da atualização em cada máquina onde o Administrador G4 está instalado.

c) Feche o programa em todas as máquinas, e vá executando esse AdmG4.exe em cada uma delas, começando pelo servidor.

d) Quando tiver executado a atualização em todas as máquinas, antes de abrir o programa vá até o servidor aonde está a base de dados.

e) Acesse C:/DigiSat/AdmG4, e execute o AtualizaBase.exe, e selecione a Base_AA.GDB e clique em “Executar” (Se tiver cadastrado mais de uma empresa, repita esse processo para a Base_AB.GDB, Base_AC.GDB, etc);

Realizados os procedimentos descritos o seu sistema estará atualizado.

Para habilitar seu Sistema Administrador G4 em um Windows Vista, execute o procedimento a seguir:

• Entre no painel de controle do Windows e abra as "Contas de Usuário";
• Clique em "Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário";
• Desmarque a opção "Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador" > Clique em OK, reinicie o computador.
Em seguida gere a chave de habilitação do sistema.
Obs: A segunda seqüência da chave de habilitação não pode sair zerada após esse procedimento.

- Inicialmente feche o DigNFe e vá até a pasta NFe, onde está o aplicativo DigNFe.exe

- Abra a pasta com o numero do CNPJ do emitente e exclua o arquivo chamado FluxoNFe.xml.

- Logo após ter feito esse procedimento ative o DigNFe e faça uma consulta do status de serviço.

- Após retornar "Sistema em Operação", transmita novamente a nota desejada.

Vá até Auxiliares → Arquivos Fiscais → Sped Fiscal.

Será aberta uma janela aonde deverá indicar o período a ser gerado, a Finalidade, o Tipo e os blocos necessários. Essas opções deverão ser informados pela contabilidade.

Também deve-se indicar a data do inventário (se houver a necessidade da geração do mesmo) bem como os dados do Contabilista, que são necessários na geração do arquivo fiscal.
Por fim clique em "Gerar Arquivo"

Maiores dúvidas a respeito do SPED? Veja o manual: http://www.digisat.com.br/ftp/manuais/Manual_SPED_Revendas.pdf

Para solucionar o problema:

a) Desabilitar o sistema.

b) Anotar a chave de desabilitação, caso ocorra algum problema.

c) Remover os registros em  Iniciar>executar>regedit>hkey_local_machine>software>Digisat. Com exceção dos arquivos ‘servidor’ e ‘(padrão)’ exclua os demais arquivos.

d) Remover o serviço AdmG4 (Painel de controle> Programas e Recursos > Serviço ADM G4).

e) Instalar novamente o Serviço ADM G4, executando o Setup.exe que fica na pasta de instalação do sistema.

f) Assim que tiver reinstalado o serviço, vá até o Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços > E encontre o Serviço Digisat. Certifique-se de que o mesmo está iniciado.

g) Ative o Server Dim - é ele o responsável por identificar a máquina como sendo a servidora.

h) Abra o Painel de Controle > Contas de Usuário > Alterar configurações de controle de conta de usuário > Marcar para "Nunca Notificar" > Reiniciar a máquina.

i) Copie o Habilita.exe e o Info.dat para dentro da pasta do sistema e execute o Habilita.exe como Administrador.

* Atualizar sistema para ultima release
* Configurar o sistema: Configurações - Opções - Faturamento - Nota Fiscal.
* Na opção "NFe SCAN" indique uma numeração de série que esteja de 900 a 999.
* A numeração para as NF-e em SCAN também são diferenciadas, devendo iniciar do 00001 ou conforme orientado pela contabilidade.
* Feito isso poderá emitir normalmente as notas fiscais, pois o sistema identificará automaticamente quando a SEFAZ de origem está fora do ar e encaminhará o envio ao Ambiente Nacional SCAN.

Como funciona
- Emita a NF normalmente.
- Grave a nota.
- Neste momento o sistema solicita se deseja transmitir a NF.
- Caso o ambiente estadual não esteja disponível, os Sistemas Gerencial G4 e o Administrador G4 avisam ao operador de que o ambiente estadual encontra-se indisponível e solicita autorização para transmitir via SCAN através da seguinte mensagem:
"Foi detectada falha na modalidade da NF-e Normal. Deseja enviar SCAN?"
- Caso aceite, o sistema transfere a sequência da numeração original para a inutilização de notas e gera uma nova nota fiscal, com o mesmo conteúdo, com a numeração e série SCAN previamente configurada no sistema.
- Caso indique a opção "Não" o sistema não transmite a nota, aguardando o comando do operador para a transmissão em outro momento.

Obs: Caso queira reutilizar esta numeração basta imediatamente remover a mesma da inutilização e retroceder a sequência nas configurações do sistema Gerencial ou Administrador.

Importante: Os serviços (cancelamento, inutilização, consulta situação de NF-e e consulta status do serviço) ficarão permanentemente ativos. Com isso o contribuinte poderá, a qualquer momento, executar os cancelamentos, inutilizações e consultas necessárias à manutenção da integridade da sequência de numeração das emissões de NF-e nas séries reservadas ao SCAN.
As NF-e autorizadas pelo SCAN (séries 900 a 999) serão disponibilizadas para a SEFAZ-Origem e Ambiente Nacional.

Primeiramente certifique-se que o DigNFe está realmente ativo ao lado do relógio do Windows (seu ícone é um leão).

Se o DigNFe estiver ativo, abra-o e faça uma "Consulta do status de serviço". Se o mesmo retornar Falha na consulta, faça os procedimentos indicados na pergunta "23 - O "DigNFe parou de funcionar" ou falha na consulta do DigNFe sem motivo aparente."

Se o retorno for "Serviço em Operação" significa que as pastas indicadas no sistema estão incorretas (o que impossibilita o sistema de "encontrar" o seu DigNFe). Abra o DigNFe no cadastro da empresa e vá até a aba "Pastas". Verifique se todos os diretórios foram indicados da forma correta. Dentro do sistema, verifique em Auxiliares > Nota Fiscal Eletrônica > Configurações > Geral - Todos os caminhos devem estar indicados, e de forma correta (Atente-se as barras e traços).

Os bancos que o Sistema Administrador gera remessa são:

Bradesco (237-2) - CNAB 400
Caixa Econômica Federal (104-0) - CNAB 240 e CNAB 400
Banco do Brasil (001-9) - CNAB 240 e CNAB 400
HSBC (399-9) - CNAB 400
Itaú (341-7) - CNAB 400
Santander (033) - CNAB240
Sicoob (756-0) - CNAB 400
Sicredi (748-0) - CNAB 240

A explicação de como configurar as agências bancárias e geração de remessa estão detalhadas em nosso Manual de Boletos, disponível em: http://www.digisat.com.br/ftp/manuais/Manual_Boletos_Adm.pdf

O sistema Administrador G4 possui a opção de carta de correção, que permite à empresa gerar documentos de correção referenciando as NF-e que necessitam de ajustes.
A carta de correção é permitida somente quando o erro no documento original não esteja relacionado com:
• As variáveis que determinam o valor do imposto;
• Com os dados do remetente e destinatário; ou,
• Com a data de emissão ou saída.

Regras para emissão:
- Cada NF-e pode ter até 20 CC-e referenciadas, ou seja, 20 sequências.
- Permitido referenciar apenas uma NF-e por CC-e (1 – 1).
- Apenas a última CC-e transmitida, por NF-e, por ser impressa.
- Ao fazer uma CC-e de uma NF-e que já tenha uma ou mais CC-e referenciadas, o texto das CC-e anteriores será apresentado.
- Se uma CC-e não for transmitida, não poderá fazer nova CC-e da mesma NF-e sem transmitir a anterior.
- Layout de impressão não parametrizado pela legislação. Não é editável.
- Não é possível emitir CC-e para NF-e não transmitidas, rejeitadas, canceladas ou inutilizadas.

Sobre o fundamento legal para emissão da emissão da Carta de Correção Eletrônica:
- Ajuste SINIEF 01/07 – Que prevê a utilização da Carta de Correção;
- Parágrafo 7° da cláusula Décima Quarta-A do Ajuste SINIEF 07/05 que prevê a CC-e.
- RICMS’ s dos Estados

A CC-e é feita por meio de Auxiliares > Nota Fiscal Eletrônica.

Deverá selecionar a Nota Fiscal qual se deseja corrigir e clicar em "Gerar CC" informando o motivo da correção (Deve ter no mínimo 15 caracteres e específicar de forma clara o motivo da correção).

É necessário solicitar orientação contábil para saber qual a CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) correta a se utilizar.

A indicação da CFOP padrão para saída no sistema Administrador G4 é feita pelo seguinte caminho: Opções > Configurações > Faturamento > C.F.O.P.

Abaixo, algumas orientações básicas a respeito de sua utilização:


VENDAS (SAÍDAS)
•VENDAS DENTRO DO ESTADO – CFOP inicia com 5
•VENDAS FORA DO ESTADO – CFOP inicia com 6
    Exceção: Se cliente não tiver IE válido ou UF diferente do Emitente, o CFOP será indicado como DENTRO DO ESTADO
•VENDAS EXPORTAÇÃO - CFOP inicia com 7
    Se cliente tiver UF = EX
Obs: Para ECF (Cupom Fiscal) a venda sempre é considerada como DENTRO DO ESTADO e o padrão é 5.102 (mas pode ser alterado de acordo com orientação contábil).


COMPRAS (ENTRADAS)
•COMPRAS DENTRO DO ESTADO – CFOP inicia com 1
    Exemplo: Quando a nota do fornecedor vier com CFOP 5.101 trocar para 1.102
Substituição Tributária
    Exemplo: Quando a nota do fornecedor vier com CFOP 5.401, 5.403 ou 5.405 trocar para 1.403
•COMPRAS DE FORA DO ESTADO – CFOP inicia com 2
    Exemplo: Quando a nota do fornecedor vier com CFOP 6.101 ou 6.102 trocar para 2.102
Substituição Tributária
    Exemplo: Quando a nota do fornecedor vier com CFOP 6.401, 6.403 ou 6.405 trocar para 2.403
Demais CFOPs a troca é idêntica.
    Exemplo: Se nota vem com 5.921, deve-se dar entrada como 1.921.
•COMPRAS DE IMPORTAÇÃO – CFOP inicia com 3
   UF=EX

Deverá realizar o procedimento de instalação do .NET Framework conforme o procedimento abaixo:

1) Utilize o seguinte aplicativo para remover todos os frameworks:
www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/FrameWork/cleanup/dotnetfx_cleanup_tool.zip

2) Reinicie o computador.

3) Depois de removido instale exatamente o seguinte framework:

Para Windows XP, Framework 3.5:
http://www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/FrameWork/3.5/dotnetfx.exe

Para Windows Seven, Framework 4.0:
http://www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/FrameWork/4.0/dotNetFx40_Full_x86_x64.exe

A NFe Complementar será emitida nos casos de:
- Reajuste de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação;
- Na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na nota fiscal;
- Na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando efetuada no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original ou para lançamento do imposto não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo.

Características para emissão da NF-e Complementar:
a) Deve ser emitida com o mesmo CFOP da NF-e original, contra o mesmo destinatário;
b) Indicar a finalidade da NF-e como complemento. Isso deve ser feito pressionando o botão "F9" > "2 - Complementar".
c) Referenciar a NF-e (a janela para referência da nota será aberta assim que a finalidade "Complementar" for selecionada;
d) Nos campos de valores, somente serão preenchidos os que não foram preenchidos na nota anterior, no caso a que está sendo complementada, ou que, se preenchidos, foram preenchidos com valor menor, na NF-e original (RICMS-SC/01, Anexo 5, art. 26, e Anexo 11, art. 1º; Manual de Integração da NF-e, versão 5) - vale para IPI ou ICMS;
e) Nos dados Adicionais mencionar que é "Nota complementra ref. a nota fiscal nº ......, emitida em dd/MM/aaaa".

IMPORTANTE:
Não há necessidade de informar a quantidade dos produtos, mas sim do valor unitário e total dos itens (que devem ser iguais).
Os itens podem ser apenas o complemento do imposto/tributo, ou seja, pode-se cadastrar um produto em estoque com o nome "COMPLEMENTO DE .........(ICMS,IPI...) e referenciar apenas este item na nota informando então os valores quais se deseja complementar.
O total da nota deve ser a soma do total dos itens adicionado o IPI, Frete, Seguro, Outras.

1 - NFe de Ajuste

A NF-e de Ajuste tem o objetivo de identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração da empresa.
As notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como transferência de créditos, creditamento de ativo permanente, etc., conforme as definições do RICMS.
Não representa uma circulação de mercadoria.

IMPORTANTE:
Não há necessidade de informar a quantidade dos produtos, mas sim do valor unitário e total dos itens (que devem ser iguais).
Os itens podem ser apenas o complemento do imposto/tributo.
O total da nota deve ser a soma do total dos itens adicionado o IPI, Frete, Seguro, Outras.


2. NF-e Ajuste / Estorno
 
A NF-e de Ajuste tem o objetivo de registrar as notas fiscais emitidas e que não foram canceladas no prazo de 24 horas.
Nos casos em que a operação não tenha sido realizada e o cancelamento não tenha sido transmitido no prazo de 24 horas, a correção deve ser realizada através da emissão de NF-e de estorno.

Características:
a) Referenciar a chave de acesso da NF-e que está sendo estornada;
b) Dados de produtos/serviços e valores equivalentes aos da NF-e estornada;
c) Códigos de CFOP inversos aos constantes na NF-e estornada;
d) Informar a justificativa do estorno nas Informações Adicionais de Interesse do Fisco (campo infAdFisco).”

IMPORTANTE:
O total da nota deve ser a soma do total dos itens adicionado o IPI, Frete, Seguro, Outras.

O e-mail deve ser configurado em Auxiliares > Nota Fiscal Eletrônica > Configurações > Email.

Configuração SMTP

Provedor de e-mail: UOL
 Servidor SMTP: smtps.uol.com.br
 Porta: 587
 Este servidor requer conexão segura: SIM
 Usuário: seuemail@uol.com.br

Provedor de e-mail: BOL
 Servidor SMTP: smtps.bol.com.br
 Porta: 587
 Este servidor requer conexão segura: SIM
 Usuário: seuemail@bol.com.br
 
Provedor de e-mail: GMAIL
 Servidor SMTP: smtp.gmail.com
 Porta: 587 ou 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: seuemail@gmail.com

Provedor de e-mail: YAHOO
 Servidor SMTP: smtp.mail.yahoo.com.br
 Porta: 25
 Este servidor requer conexão segura: SIM
 Usuário: seuemail@yanhoo.com.br
 
Provedor de e-mail: CLICK21
 Servidor SMTP: smtp.click21.com.br
 Porta: 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: seuemail@click21.com.br

 Provedor de e-mail: IG
 Servidor SMTP: smtp.ig.com.br
 Porta: 587
 Este servidor requer conexão segura: SIM
 Usuário: seuemail@ig.com.br

Provedor de e-mail: BRTURBO
 Servidor SMTP: smtp.brturbo.com.br
 Porta: 587
 Este servidor requer conexão segura: SIM
 Usuário: seuemail@brturbo.com.br

Provedor de e-mail: GLOBO.COM
 Servidor SMTP: smtp.globo.com
 Porta: 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: seulogin

Provedor de e-mail: OI VELOX
 Servidor SMTP: smtp.oi.com.br
 Porta: 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: seuemail@oi.com.br
 
Provedor de e-mail: CULTURA.COM.BR
 Servidor SMTP: smtp.cultura.com.br
 Porta: 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: nomedeusuario (sem @)

Provedor de e-mail: TERRA
 Servidor smtp.xyz.terra.com.br
 Porta: 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: nomedeusuario (sem @)

Provedor de e-mail: HOTMAIL
 Servidor SMTP: smtp.live.com
 Porta: 587 ou 25
 Este servidor requer conexão segura: NÃO
 Usuário: seuemail@hotmail.com /@live.com

1. Verificar se o CNPJ e a IE do cadastro de emitente estão corretos; 
2. Verificar se o CNPJ do cadastro do emitente está igual ao do Certificado Digital utilizado para a emissão da NF-e; 
3. Se os itens 1 e 2 estiverem corretos, o cliente deve verificar com a SEFAZ do estado se seu CNPJ está habilitado para emissão da NF-e em ambiente de produção.
  
Obs: Depois da solicitação, demora em torno de 48h para ativação do cadastro.

Ao definir a finalidade da nota como "6-Devolução (Campos livres)", o sistema não irá calcular os valores dos produtos inseridos na nota em questão, todos os valores de tributações até mesmo o total de cada produto, terá que ser inserido manualmente. Para fixar os valores das tributações basta preencher os campos em cada item, referentes aos valores de ICMS, ICMS SUBSTITUIÇÃO ou IPI.
 
OBS: É Importante verificar a CST utilizada no produto antes de fixar os valores, pois o sistema irá bloquear a alteração de determinados campos conforme a CST indicada.

Primeiramente feche o DigNFe, caso esteja aberto ao lado do relógio do Windows.
a) Baixe o DigNFe atualizado no link abaixo, onde pode salvar na área de trabalho;
http://www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/NFe/DigNFe_ES.rar
b) Descompacte o arquivo, então será criado uma pasta NFe;
c) Selecione e recorte todos os arquivos dessa pasta;
d) Após cole todos os arquivos, dentro da pasta NFe onde esta instalado seu DigNFe( por padrão  C:>Digisat>AdmG4>NFe) e substitua os existentes.

Em Movimentos> Nota Fiscal> após indicar o cliente, clique no botão chamado "Importar Cupom", informe o número do cupom fiscal, o número do caixa de origem desse cupom e a data de emissão do cupom fiscal, após pressione Enter, com isso automaticamente a nota ficará com CFOP 5929 para que não gere financeiro e nem baixe o item do estoque novamente.

Obs: Para essa função, o conexão super deverá estar ativo e já ter buscado a venda do istema Comercial do caixa e inserido na base de dados do sistema Administrador G4.

Deverá marcar a opção de "USA GRADE" na ficha do produto no estoque e clicar no botão com a lupa, ao lado de quantidade em Estoque e clicando com o botão direito na área branca, montará as linhas e colunas, exemplo, criaria a linha como COR e a coluna como TAMANHO, então ao comprar e vender este item, irá mostrar a grade para indicar qual item deseja que entre no estoque com a compra e que deve sair do estoque com a venda, informando as quantidades de cada.
E se clicar na opção 'Padrão', essa grade já montada, será mostrada nos próximos itens que definir que utilizem grade.

Também pode ver a explicação com as imagens no manual do sistema, na pagina 51   

http://www.digisat.com.br/ftp/manuais/Manual_Adm_G4-2014.pdf

Recentemente a Sefaz começou a exigir que no XML das notas transmitidas deve conter a CST e o CSOSN com 4 casas decimais, primeiramente deverá verificar se o seu sistema está atualizado com a ultima release disponível.

Também verifique na nota se os campos descritos acima, estão com 4 casas decimais, caso já esteja correto nos produtos da nota, então atualize o DigNFe conforme procedimento descrito no FAQ número 29.

 

Na release 3.0.0.9 do sistema, já está disponivel a NFe 3.10, a questão seria que alguns estados ainda não estão nessa versão, apesar do prazo que foi estipulado, por isso primeiramente terá que verificar se a sefaz do seu estado está atendendo a versão 3.10 da NFe

Mas se já atualizou o sistema e o estado não atenderá, terá que baixar o módulo GerNFe da versão 2.0 da NFe do link a seguir e substituir pelo que está na pasta do sistema, assim ele passará a transmitir as notas na versão 2.0.
http://www.digisat.com.br/ftp/atualizacoes/GerencialG4/Uteis/GerNFev2.0_r3009.rar

Também baixar o DigNFe atualizado conforme passos abaixo:
Primeiramente feche o DigNFe, caso esteja aberto ao lado do relógio do Windows.
a) Baixe o DigNFe atualizado no link abaixo, onde pode salvar na área de trabalho;
http://www.digisat.com.br/beta/DigNFe3.10Beta.rar
b) Descompacte o arquivo, então será criado uma pasta NFe;
c) Selecione e recorte todos os arquivos dessa pasta;
d) Após cole todos os arquivos, dentro da pasta NFe onde esta instalado seu DigNFe (por padrão C:DigisatADMG4NFe) e substitua os existentes.

 

 

Quando uma nota submetida à Secretaria da Fazenda não é aprovada, ela pode ser classificada como rejeitada ou denegada. Entenda a diferença entre elas:

** Uma Nota é Rejeitada quando contém erros nas informações de faturamento, quando a empresa não está cadastrada como emissora de NF-e ou quando a sua assinatura digital está corrompida. Inconsistências no cadastro do estoque e de clientes das empresas emissoras são as principais causas de rejeições de NF-e. Esta nota poderá ser corrigida e submetida novamente à SEFAZ, utilizando-se a mesma numeração de nota, já que uma nota rejeitada não é registrada na base de NF-e’s da Secretaria da Fazenda.
 A reapresentação de uma nota já submetida e autorizada anteriormente, também irá resultar em rejeição, neste caso por duplicidadade de NF-e.

** A denegação de uma NF-e ocorre quando o emissor e em alguns casos o destinatário também, apresentam pendências fiscais perante a Secretaria da Fazenda do seu estado, geralmente por não cumprimento nas entregas de obrigações acessórias previstas na legislação. Neste caso a empresa estará impedida de faturar até que ela regularize sua situação fiscal.
Diferente da situação de rejeição, NF-e’s denegadas são registradas na base da SEFAZ, impedindo a reutilização daquela numeração de NF-e posteriormente. Tendo que verificar junto a contabilidade do cliente, como proceder legalmente com essa nota. Pois no sistema quando isso ocorre, automaticamente os itens e o financeiro da nota, são retrocedidos.

 


Para fixar os valores das tributações, basta selecionar a coluna  que deseja preencher os dados, isso na linha de cada item na nota e teclar F3, irá abrir a tela para informar os valores, após preenchê-los basta confirmar. Válido para os campos (%ICM - Valor do IPI - PIS - COFINS)

OBS: É Importante verificar a CST utilizada no produto antes de fixar os valores, pois o sistema irá bloquear a alteração de determinados campos conforme a CST indicada.

a)  Feche o DigNFe;
b)  Consulte a chave de acesso correta, conforme gerou no XML da nota, no Sefaz nacional ou de seu estado, caso a nota esteja autorizada continue o procedimento;
c)  Abra o gerenciador de nota fiscal eletrônica em movimentação> Outras operações> NF-e;
d)  Selecione a nota em duplicidade e clique no botão “editar”;

e)  Copie o protocolo de Autorização de Uso, gerado no site da Sefaz para esta nota e cole no campo 'Protocolo' no gerenciador de nota fiscal eletrônica;
f) Altere o status da nota para autorizada e o Cod. Status para 100 e salve as alterações;
g) Agora abra o diretório onde esta sendo salvo os arquivos XML das notas e abra a pasta 07-validos>Validado e copie o XML desta nota e cole na pasta 04-Enviados>EmProcessamento e na pasta 03-Retorno;
h)  Agora abra o DigNFe e no gerenciador de nota fiscal eletrônica, selecione a nota e clique no botão “Consultar NFe”;
i) Por ultimo solicite a impressão da NF-e, onde também estará liberado para cancelar a nota se desejar.

 

Nesse caso utilizaria o Fator de conversão do estoque, deixando o campo Und COMPRA como CX e Und VENDA como UN, então neste exemplo, a caixa contém 12 unidades que serão vendidos separadamente e na nota de compra vem descrito como 1 - CX;

Então no estoque irá definir para este item o fator de conversão multiplicado por doze (*12), que ao gravar a nota de compra que lançou com uma caixa, o sistema irá multiplicar automaticamente a quantidade e no estoque entrará 12 unidades para a venda unitária.

Neste caso terá que excluir a nota, entrar na ficha do fornecedor desta nota, guia outras informações> aba Relação de produtos e exclua a relação dos itens feitos e importe novamente a nota, para que seja solicitado novamente a relação dos itens, que devem estar cadastrados previamente no estoque com todos os dados necessários preenchidos.

Primeiramente com o sistema fechado, entre em C:>Program Files>Firebird>Firebird_2_0> bin, copie o arquivo chamado FBCLIENT.dll e cole em C:>Windows>System32;

Após copie todos os arquivos com extensão .dll que forem do tipo “Extensão de aplicativo” que estão na pasta C:>DigiSat>AdmG4 e cole na pasta C:>Program Files>Firebird>Firebird_2_0> UDF e confirme a substituição dos arquivos e então pode reiniciar o computador e passar o AtualizaBase.exe para atualizar o banco de dados.

•Entrar na pasta C:>DigiSat>AdmG4>NFC-e>Envio, onde contém o XML dessa nota (procure pela numeração da nota  na pasta).
•Copiar a chave de acesso e consultar no site da SEFAZ NFC-e.

•Abrir a base, na tabela VENDAS_NFCE com o aplicativo FBExplorer Donwload e preencher os campos necessários: CFOPs, CHAVEACESSO, DATA_HORA_AUTORIZACAO, PROTOCOLO e CPF_CNPJ. (atenção com os espaços, pois o campo da chave de acesso e protocolo contém o número de caracteres corretos para o preenchimento).
•Abrir o Sistema e imprimir a nota, se desejar, pode também cancelar mesmo sem imprimir.

OBS: Sempre realizar cópia de segurança da base de dados.

Referente a essa mensagem de erro, foi alterado o código CAPTCHA do portal da NF-e. O mesmo era um arquivo .gif e agora é um arquivo criptografado em Base 64.
Sendo assim, por enquanto o mesmo não será corrigido e iremos remover essa opção do módulo de compras devido ao tempo para conseguirmos descriptografar.

Caso encontrarmos a solução vamos implementar novamente no módulo compras.
Por enquanto devem ser utilizadas outras maneiras de conseguir o XML referente a NF-e emitida pelo seu fornecedor:

1. Pela consulta completa da NF-e no portal nacional da NF-e:
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=  
(o cliente deve acessar pelo computador que o certificado digital está instalado);

2. Solicitando ao fornecedor, quando solicitado ao fornecedor, ele tem obrigação de enviar como exigido por lei;

3. Pelo Manifesto do Destinatário dentro do nosso sistema, tem a opção para fazer o Download da NF-e, que possibilita importar o arquivo para a nota de compra.

 

Primeiramente feche o DigNFe, caso esteja aberto ao lado do relógio do Windows.
a) Baixe o DigNFe atualizado no link abaixo, onde pode salvar na área de trabalho;
www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/NFe/DigNFe.rar
b) Descompacte o arquivo, então será criado uma pasta NFe;
c) Selecione e recorte todos os arquivos dessa pasta;


d) Após cole todos os arquivos, dentro da pasta NFe onde esta instalado seu DigNFe (por padrão C:>Digisat>ADMG4>NFe) e substitua os existentes.
e)Apagar o conteúdo das pastas 03-retorno e 05-erro que ficam em C:>Digisat>ADMG4>NFe;
f) Abra o DigNFe e gere uma consulta do status do serviço através do opção de ‘CONSULTA’ do DigNFe. Se retornar ‘Serviço em operação’ já pode tentar transmitir novamente.

 

Provavelmente estariam utilizando o antivirus Avast, pois houve uma atualização do mesmo, onde deverá adicionar a pasta DIGISAT nas excessões do mesmo e retirar o Estoque.exe da quarentena, abrindo o Avast, entre na opção Escaneamento >> Quarentena;

Terá o arquivo Estoque.exe, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecione a opção: "Restaurar e acrescentar exclusões". Ou rodar novamente a atualização do sistema, para que o executável retorne.

 

Baixar o módulo GerNFe da NFe do link a seguir e substituir pelo que está na pasta do sistema, assim ele passará a transmitir as notas de importação e exportação sem rejeição no DI.
http://www.digisat.com.br/beta/GerNFeDI.rar

Os sistemas Digisat já disponibilizaram a solução da versão 3.10 da NF-e desde o inicio do ano de 2014. Oferecendo ao cliente a opção de transmitir a NF-e na versão 2.0 ou 3.10, a partir da release 3.0.0.8.

Utilizando uma release do sistema G4 superior a 3008, que ainda está transmitindo a NF-e na versão 2.0, atualize o GerNFe e DigNFe para a versão 3.10.

Download GerNFev3.10 (sistemas G4 r.4002):
http://www.digisat.com.br/ftp/atualizacoes/GerencialG4_PAFECF/Uteis/GerNFev3.10_r4002.rar

Download GerNFev3.10 (sistemas G4 r.3009):
http://www.digisat.com.br/ftp/atualizacoes/GerencialG4/Uteis/GerNFev3.10_r3009.rar

Download DigNFe v3.10:
http://www.digisat.com.br/ftp/auxiliares/NFe/DigNFe3.10.rar