Gerenciar uma empresa de maneira eficiente nem sempre é uma tarefa fácil. A gestão eficiente independente do tamanho da empresa, precisa incluir controles adequados para melhorar as suas operações, conseguir mais previsibilidade e indicadores para elaborar um bom planejamento e relacionamento com os clientes.
As vendas ocupam posição de destaque no mundo empresarial, é através deste setor que se estabelece uma comunicação direta com o consumidor e que as empresas conseguem ter retorno de capital, reservas para poder pagar seus custos e investir em melhorias e desenvolvimento.
O controle de vendas é composto por uma sequência de ações que organizam os processos comerciais, gerando dados fundamentais para a tomada de decisões e para a melhoria de processos que influenciam a produtividade geral.
Todas as informações sobre a comercialização são importantes e estratégicas, por isso, a apuração vai muito além da simples conferência de quantidades e valores.
Sabemos que a forma mais eficiente para fazer que esse controle de vendas alcance resultados positivos é ter uma ferramenta adequada e que o uso de um sistema é primordial para que a empresa que almeja diminuir custos, melhorar a qualidade no atendimento ao cliente e aumentar o seu faturamento.
O objetivo de ter um sistema é entender e organizar as operações, os fluxos relacionados aos processos de venda, desde o recebimento da matéria-prima até o envio da mercadoria para o cliente. Considerando estoque, preços, vendas efetivadas ou perdidas, entre outros. Com esse controle, é possível identificar os pontos fortes e fracos e promover as melhorias necessárias. Falhas na relação entre setores, prejudicam a produtividade e tem consequências no desempenho e lucratividade do negócio.
A chave principal para qualquer gestão comercial assertiva, além de ter um bom planejamento, organização, direção e controle de tudo que for relativo à área de vendas, é contar com um sistema de gestão para alavancar seus negócios.
Citamos abaixo as principais vantagens de ter um controle de vendas:
• Melhora a gestão financeira;
• Melhora o planejamento de vendas;
• Fornece mais previsibilidade financeira;
• Fornece dados relevantes para a tomada de decisão;
• Organiza o estoque;
• Aumenta o desempenho da equipe;
• Simplifica o fluxo de caixa;
• Reduz custos operacionais;
• Reduz custo com matéria-prima;
• Reduz o ciclo de pedido e entrega;
• Reduz o ciclo de fechamentos contábeis e fiscais;
• Aumenta a receita;
• Aumenta a produtividade dos funcionários;
• Economiza tempo;
• Potencializa a gestão financeira;
• Ajuda a reduzir a inadimplência;
• Reduz e controla despesas.
Com um sistema de vendas automatizado, o gestor consegue administrar todos os aspectos que envolvem o processo, tendo informações organizadas sobre estoque, vendas realizadas, fluxo de caixa, previsão de receitas, cadastro de clientes e emissão de documentos fiscais, conseguindo entender melhor as demandas por produtos ou serviços.
Compreender porque há poucas vendas, saber quais mercadorias estão com o prazo de validade expirando, os valores de crediário a receber e assim realizar um planejamento estratégico. Com o acesso facilitado a estes dados consegue-se tomar decisões assertivas, economizando recursos, aperfeiçoando e elevando as vendas.
Um bom sistema para o controle de vendas é aquele que deixa todos satisfeitos, do gestor de vendas, que através dos relatórios emitidos terá uma visão atual do processo, a equipe de vendas, que através de uma orientação direcionada para números, pode melhorar sua produtividade e consequentemente, as vendas.
O uso de softwares de gestão é capaz de acelerar todo o processo de venda e também proporcionar mais segurança ao negócio, quando manuseado por colaboradores devidamente treinados.
Para empresas menores também traz benefícios, uma vez que otimiza exponencialmente a gestão do negócio.
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