A gestão de desempenho de um negócio precisa ter informações confiáveis para saber se um investimento está trazendo os resultados esperados. Para isso, é essencial fazer o cálculo do ROI. Continue a leitura e saiba mais!
Você sabe o que significa a sigla ROI? É o que vamos explicar nesse post! Essa sigla é a abreviatura em inglês para Return on Investment (retorno sobre investimento, em português). Como o próprio nome sugere, o ROI é uma métrica usada para calcular o retorno de um investimento e funciona como um indicador para avaliar se as aplicações estão sendo realizadas do melhor modo.
Resumidamente, o ROI calcula se os investimentos que a sua empresa vem fazendo estão dando um retorno satisfatório, ou seja, se o custo-benefício de uma ideia implementada está realmente valendo a pena ou se é melhor mudar para alcançar melhores resultados. Veja a seguir como calcular o ROI.
Para calcular o ROI, basta aplicar a fórmula:
ROI = [ ( Receita – Investimento ) / Investimento ] x 100
Exemplo: Imagine que você fez um investimento de R$ 30 mil e, após o período de seis meses, obteve um ganho total de R$ 60 mil. Para saber qual foi o retorno desse investimento, a conta ficaria assim:
ROI = [ (60.000 (Receita) – 30.000 (Investimento) ) / 30.000 (Investimento) ] x 100
ROI = [ 30.000/30.000 ] x 100
ROI = 1 x 100
ROI = 100%
Esse resultado nos mostra que o valor investido inicialmente dobrou, ou seja, após um ano, o retorno foi de 100%.
Para definir os planos de um negócio é fundamental contar com informações confiáveis, através de dados úteis e relatórios detalhados, de modo que os investimentos da empresa possam ser comparados. Isso permite avaliar o lucro percentual relacionado ao valor investido e facilita a ordenação e visualização das melhores opções em investimentos.
Sendo assim, fica claro o quanto é importante medir o desempenho do seu negócio através do ROI, para que possam ser feitos ajustes de acordo com os resultados.
O espaço de tempo entre uma e outra avaliação do ROI também é importante. Sabe por quê? Porque você pode achar que um indicador de 15% é sinal de lucro, quando na verdade você está tendo prejuízo. Se a inflação do período foi de 17%, por exemplo, o retorno do investimento foi negativo.
É por isso que não se deve aguardar tempo demais para analisar o retorno de um negócio, pois os investimentos são afetados por vários fatores, como a sazonalidade, por exemplo. Assim, medir o ROI com frequência evita que um investimento mal feito resulte em prejuízos maiores.
Com o ROI, é possível avaliar e optar pelas melhores alternativas, dando sequência ou mudando determinadas decisões, de modo que a gestão de um negócio seja otimizada. Assim, fica mais fácil implementar ações que resultem naquilo que é o objetivo de qualquer negócio: o aumento da lucratividade
Exemplo: imagine que você quer conquistar possíveis clientes e, com esse objetivo, investiu R$ 5 mil para fazer propaganda em uma rede social e outros R$ 5 mil em uma plataforma de divulgação de vídeos.
Se ao final de um mês você observa que a primeira opção trouxe um acréscimo de 200% na sua captação e a outra ampliou a captação em 100%, fica óbvio que o investimento mais satisfatório foi o realizado na rede social. Em qual dos dois você faria um novo investimento?
Ou seja, o ROI é uma métrica importante para que você saiba se um investimento - financeiro ou não - está trazendo resultados positivos para o seu negócio ou se é melhor mudar a estratégia.
Gostou de saber sobre a importância do cálculo do ROI para os negócios? Então assine nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes como esse diretamente na sua caixa de e-mails!
A instabilidade do mercado, as quedas nas vendas e a concorrência estão afetando negativamente a lucratividade da sua empresa? Então conheça o Programa de Revendas de Sucesso da DigiSat, e veja como conquistar o salto que o seu negócio precisa.
Nenhum comentário para esta publicação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.
Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?