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Tendências para o e-commerce brasileiro para 2021

Tendências para o e-commerce brasileiro para 2021

21/01/2021 - Dicas

O ano de 2020 foi de muitas mudanças na forma como fazer negócios online. Por conta da pandemia desafios e muitas dificuldades se fizeram presentes, mas também novas oportunidades. Tanto as grandes varejistas quanto os pequenos, foram forçados a melhorar ou a criar canais de vendas digitais para continuar faturando, mesmo com a loja fechada.

Segundo dados do site E-commerce Brasil, no primeiro semestre de 2020 a participação do faturamento dos varejistas que são marketplaces no e-commerce brasileiro foi de 78%, um crescimento de 56% em apenas 1 ano.

Muitos dos consumidores que se sentiam intimidados em realizar comprar pela internet, descobriram em 2020 a comodidade, praticidade e agilidade de comprar e receber seus produtos no conforto de suas casas. 

E neste ano, o que esperar? Que previsões e tendências já podemos observar no e-commerce brasileiro para 2021? Listamos algumas, boa leitura!


Em 2021 o e-commerce continuará fortalecido, pois enquanto a boa parcela da população não estiver protegida pela imunização de vacinas e as medidas de restritivas continuarem a inibir parte da circulação, as vendas não presenciais continuarão sim bastante aquecidas. O foco dos negócios é a experiência do usuário.

Mobile Commerce: As compras feitas via dispositivos móveis, incluindo celulares, tablets e outro estão em constante crescimento. Por isso ter uma loja virtual que possua um site responsivo, “Mobile Friendly” e que proporcione uma boa experiência para aqueles que acessam a sua página através do celular, é um grande diferencial atualmente e pode se tornar algo ainda mais relevante no futuro.

Re-commerce: É basicamente a venda em loja virtual de produtos usados, afinal o consumo consciente é um estilo de vida para muitos, principalmente para as novas gerações de consumidores. Além disso, até os dias atuais, muitas pessoas se encontram com a renda menor do que antes da crise do covid 19, dessa forma, principalmente para aqueles que acabaram perdendo poder de compra e, acabaram por considerar em comprar itens usados.

Inteligência Artificial e Big Data: Podem ser utilizados para prever o comportamento dos consumidores dentro do site e lojas virtuais, para proporcionar melhores experiências baseados nos hábitos de compras e em todas as informações que eles possuem dos usuários.
Isso já é utilizado, principalmente na guia de “Recomendações” de diversos sites, mas tende a crescer e melhorar cada vez mais, proporcionando ao usuário uma experiência personalizada e única.

Estratégias Omnichannel: É uma estratégia baseada no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, as vendas acontecem ao mesmo tempo em vários canais. Tem o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando assim a experiência do cliente, onde um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor.

Produtos verdes e sustentabilidade: A nova geração é formada por compradores conscientes, seu comportamento de compra é focado em valores como responsabilidade social e ambiental. Os jovens consumidores preferem marcas que compartilhem seus valores e moral, empresas que tenham um propósito definido.

Pagamento instantâneo (PIX): Já está funcionando e deve trazer mudanças para os lojistas virtuais, principalmente para quem recebia por transferência bancária. A partir do cadastro das chaves pode ser efetuado transferências eletrônicas e usá-las para o pagamento de serviços e mercadorias.

Sempre lembrando que uma das maiores tendências do e-commerce é o consumidor em primeiro lugar. À medida que o consumidor evolui, ele passa a necessitar de outras formas de comunicação e de consumo. É assim que surgem as novas tendências. O mercado está tendo que se adaptar aos novos hábitos do consumidor e passou a ocorrer em um ritmo acelerado.

Nesse cenário, a economia digital continuará sendo uma ótima saída para a criação de alternativas e oportunidades para vender mais e geração de renda. Precisando de um site para e-commerce, a Digisat desenvolveu o Conecta, plataforma para criação de sites institucionais, catálogo de produtos e e-commerce.

Crie o seu próprio site, impulsione o seu negócio e suas vendas através da maior ferramenta de vendas da atualidade que é a internet. 

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