Uma reportagem publicada em 2019 pela revista Exame, afirma que o uso da tecnologia pode melhorar o desempenho de uma empresa em até 50%. Essa percepção dos gestores quanto à importância de informatizar sistemas de fato vem aumentando, pois tem sido cada vez maior o número de empresas que adotam a automação comercial nos seus processos internos.
O uso dessas ferramentas tecnológicas integra e otimiza a realização de tarefas operacionais, evitando falhas e retrabalhos, reduzindo custos - inclusive com mão de obra - e aumentando a produtividade. Desse modo, a adoção de sistemas automatizados vem se tornando indispensável para que as empresas se mantenham competitivas.
Isso significa que o mercado de automação comercial vai continuar sua expansão e pode ser uma alternativa de renda muito boa, tanto para quem já atua na comercialização de produtos de informática quanto para quem deseja complementar seus rendimentos. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!
De forma resumida, podemos dizer que a automação comercial é a otimização de processos manuais através da aplicação de ferramentas tecnológicas (softwares), visando melhorar os resultados e aumentar a produtividade de um modo geral. A automação de processos traz as seguintes vantagens:
melhoria na performance da empresa;
aumento da produtividade;
mais qualidade no atendimento aos clientes;
redução de despesas;
diferencial competitivo.
Siga com a leitura e confira 6 dicas importantes que vão lhe ajudar a implementar a venda de sistemas de automação comercial.
É fundamental conhecer muito bem o produto que você vai comercializar, para que você possa argumentar com o cliente na hora da venda. Esse conhecimento também é essencial para que você saiba indicar a melhor solução para a necessidade de cada cliente.
Definir um nicho de mercado faz com que você se torne um especialista, ampliando suas oportunidades de venda e melhorando a experiência dos seus clientes. Exemplo: se você vende sistemas de gestão, procure se especializar neste segmento, oferecendo consultorias e treinamentos para os seus clientes. Isso estreita o seu relacionamento com eles, que tendem a se tornar fiéis à sua empresa.
Além de estabelecer um nicho de mercado, você também precisa definir uma região favorável para realizar suas vendas. É importante atuar nos locais onde está o seu público-alvo, no caso empresas que desejam a solução que você oferece.
Antes de fechar parceria com a empresa fabricante de softwares é imprescindível conhecer a qualidade do produto que ela desenvolve e a sua reputação no mercado. Uma boa dica é conversar com alguém que já atue como revenda de sistemas da empresa em questão.
Também é importante conhecer a política da empresa e os benefícios que ela oferece aos parceiros da revenda, ou seja, se disponibiliza treinamentos, se existe chance para crescimento profissional e se a parceria será vantajosa para ambos os lados, por exemplo.
Ao fechar uma venda de software, é primordial assegurar um suporte técnico de qualidade ao seu cliente. Desse modo, também é preciso ter a quem recorrer quando necessário, por isso é fundamental que a empresa que desenvolve os sistemas esteja disponível para lhe ajudar. Um pós vendas de qualidade é tão importante quanto a própria venda e isso vale para a empresa parceira e para você, com relação aos seus clientes.
Os treinamentos são indispensáveis, tanto por parte da empresa fabricante dos sistemas, quanto para você, que vai atuar na revenda. É importantíssimo treinar os seus clientes para que eles consigam obter o máximo de eficiência dos sistemas.
Por isso, dê preferência a uma empresa que preencha os requisitos que já citamos e que também esteja empenhada em fazer com que o seu conhecimento acerca dos produtos seja o melhor possível.
São ações relevantes que asseguram uma boa relação entre o fornecedor, o revendedor e o cliente final, garantindo excelência no atendimento e o pleno funcionamento dos sistemas comercializados.
Neste conteúdo, vimos que é necessário seguir alguns passos para atuar com sucesso na revenda de softwares de automação comercial. Antes de qualquer coisa, é preciso que você conheça muito bem o produto que irá vender. Depois, é preciso definir um nicho de mercado e as regiões onde há demanda pela solução que você disponibiliza. Além disso, é preciso encontrar uma empresa parceira que seja idônea e confiável, e que não lhe abandone após a negociação.
A Digisat é uma empresa conhecida no mercado e desenvolve sistemas de qualidade para otimizar as rotinas empresariais. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o programa de parcerias Digisat!
Nenhum comentário para esta publicação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.
Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?