Mantenha-se informado com a DigiSat


Veja 5 dicas para lucrar mais com sua loja de informática

Veja 5 dicas para lucrar mais com sua loja de informática

23/07/2019 - Dicas

Oferecer suporte em automação comercial pode ser uma ótima opção para aumentar os seus ganhos. Confira esta e outras sugestões no post a seguir!


Você tem uma loja de informática e sente que o aumento da concorrência tem feito sua margem de lucro diminuir cada vez mais? Quer investir no seu negócio, mas faltam recursos? Continue a leitura e veja algumas opções para você melhorar os números do caixa de sua empresa e realizar os investimentos que tanto deseja!


1- Analise as finanças de sua loja de informática

O primeiro passo para fazer um diagnóstico sobre as finanças da sua loja de informática é saber com o máximo de exatidão o valor das suas receitas e das suas despesas. Devem ser considerados gastos com aluguel, luz, água, internet, folha de pagamento de funcionários, serviços contábeis, manutenções em geral e qualquer outro tipo de despesa referente à empresa, como, por exemplo, parcelas de um empréstimo. 


Procure também identificar possíveis focos de desperdícios. Pode parecer pouco, mas, com o tempo, uma torneira pingando ou aquela instalação elétrica antiga demais podem significar um aumento desnecessário nas suas despesas. 


2- Avalie alternativas para melhorar o faturamento

Para que sua loja de informática aumente as vendas, em primeiro lugar é preciso avaliar o seu mix de produtos. É importante que você saiba quais são os itens mais vendidos e quais são pouco procurados pelos seus clientes. 


Na área da informática é comum que produtos se tornem obsoletos e caiam em desuso. Por isso, é importante que você avalie seu mix periodicamente. E não deixe de ter as últimas novidades do mercado da informática para oferecer aos seus clientes. 


3- Ofereça serviços de suporte


A ação de venda de um produto se encerra assim que o cliente realiza o pagamento. Ou seja, na venda de um item você lucra uma única vez. Você já pensou em prestar serviços especializados em informática?


Um exemplo de serviço que pode ser bastante lucrativo e garantir uma receita mensal para o seu negócio é a assistência técnica e o suporte para software de automação. Com isso, você também passa a ter um diferencial perante uma parcela da concorrência. 


Oferecer serviços de suporte também ajuda a fidelizar clientes, pois o contato periódico com eles acaba por criar uma relação de confiança, benéfica para ambos os lados.


4- Tenha um plano de ação

No dinâmico setor da informática, onde as inovações tecnológicas são constantes, é necessário ter um plano de ação para melhor orientar as atividades e objetivos de sua loja. No plano de ação você pode, por exemplo, observar o comportamento de compra de seus clientes, identificando quais são as suas necessidades, e antecipar tendências, de modo que sua loja fique à frente da concorrência.


Também é importante comparar os preços praticados em sua loja com os da concorrência, principalmente na atualidade, em que redes de produtos de informática e lojas virtuais conseguem oferecer preços mais baixos. Apostar em promoções, principalmente em datas comemorativas, é outra alternativa eficiente para impulsionar as vendas.

 

Atualmente, uma das ações essenciais e que mais traz retorno na divulgação de uma marca a curto prazo é o investimento em marketing digital. Até mesmo porque a imensa maioria das pessoas que compram produtos de informática também utiliza a internet.


Porém, antes de fazer um site e participar das redes sociais é necessário criar uma estratégia de marketing, de modo que a publicidade online esteja em sintonia com outras ações.

5- Invista na qualificação de sua equipe

Você já deve ter percebido que a grande maioria de seus clientes não são especialistas em informática e que, muitas vezes, chegam em sua loja com uma série de dúvidas, algumas simples e outras nem tanto. Por isso, é fundamental que sua equipe seja qualificada para poder esclarecer todas as dúvidas dos clientes.

E por ser um setor que inova constantemente, a área da informática exige que os colaboradores sejam treinados e capacitados com frequência. Além de evitar falhas e retrabalhos, uma equipe qualificada faz toda a diferença no dia a dia de trabalho e no atendimento aos seus clientes. 


Uma gestão eficiente é fundamental para que o seu negócio decole, por isso fique de olho no mercado e nas ferramentas de gestão que podem ajudar você!


A instabilidade do mercado, as quedas nas vendas e a concorrência estão afetando negativamente a lucratividade da sua empresa? Então conheça o Programa de Revendas de Sucesso da DigiSat, e veja como conquistar o salto que o seu negócio precisa.


Comentários


Nenhum comentário para esta publicação

Comentar


9 + 2

Ligue agora mesmo 0800 003 1600

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.

Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?