Painel da Revenda

Mantenha-se informado com a DigiSat


Você sabe qual a importância dos relatórios para a sua empresa?

Você sabe qual a importância dos relatórios para a sua empresa?

28/04/2022 - Dicas

O dia a dia de uma empresa é composto por muitas movimentações e números e, para deixar tudo organizado é preciso uma ajuda na gestão. Essa ajuda ocorre através de relatórios, que permitem ao gestor conhecer melhor a situação da empresa e planejar ações futuras. 

Relatórios gerenciais são documentos gerados por sistemas que trazem informações importantes. É a partir deles que os gestores podem ter uma visão mais ampla sobre a sua empresa, fazer análise de dados, traçar estratégias e tomar as melhores decisões, a fim de reduzir desperdícios, aumentar a rentabilidade e, principalmente a lucratividade, ajudando a empresa a crescer no mercado. 

Relatórios são muito utilizados, não somente como auxílio na tomada de decisão, mas também para o acompanhamento da gestão e mensuração de resultados. 

Exemplos de relatórios gerenciais: 

Nossos sistemas disponibilizam mais de 200 tipos de relatórios, para cada tipo de objetivo que a empresa sua precisar. Eles abordam uma gama de informações dependendo da área que queira ser analisada, abaixo alguns exemplos:

Financeiro: Abrangem números relacionados ao fluxo de caixa, aos custos e despesas, às contas a pagar ou a receber;

Crescimento: Aponta o aumento no número de vendas, clientes, ticket médio e patrimônio empresarial;

Controle: Relacionados as questões internas da empresa, como o controle de estoque demonstrando se os produtos atingiram o estoque mínimo ou a quantidade de insumo gasto em determinado período. 

Análise: Mostram dados e informações coletadas ao longo de certo período. 

Os relatórios podem ajudar a empresa a identificar e definir:

    • Desempenho de gestores;

    • Oportunidades e riscos de investimentos;

    • Desempenho da empresa e de funcionários; 

    • Desempenho de metas e vendas, para gerir as vendas realizadas por período e realizar projeções de vendas futuras; 

    • Controle e redução de despesas, através da análise da demanda dos recursos econômicos e de outras operações comerciais;

    • Melhorar o fluxo de caixa, pois os dados fornecidos servem como comparativo de informações financeiras e elaboração de um roteiro para despesas futuras. 

    • Custos fixos, controlando despesas como aluguel do espaço, salário dos funcionários, impostos, entre outros;

    • Custos variáveis, como o controle de matéria-prima de produtos, estoque e fornecedores ou fornecedores de serviços;

    • Controle de Estoque, essencial para empresas que querem gerir melhor a matéria-prima e o produto acabado;

Como percebemos, relatórios são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, sem eles não se tem controle de resultados e nem como fazer um planejamento estratégico eficiente baseado em números reais.

O objetivo dos relatórios é de fornecer o máximo de informações sobre o negócio, para que o gestor saiba onde concentrar esforços, ou reparar falhas.

Agora que já entendemos a importância dos relatórios gerenciais, é só avaliar sua rotina administrativa e investir em um sistema que melhore a gestão, para assim poder fazer uma análise completa de todos os resultados, definir metas a curto, médio e longo prazo, melhorando constantemente os resultados.

Entre em contato, converse com um especialista que irá lhe ajudar, conheça nossos sistemas e o que eles podem ajudar no seu dia a dia. 


Comentários


Nenhum comentário para esta publicação

Comentar


2 7

Ligue agora mesmo 0800 003 1600

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.

Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?