Painel da Revenda

Mantenha-se informado com a DigiSat


Empreendedor: Dicas para lhe ajudar a manter-se motivado

Empreendedor: Dicas para lhe ajudar a manter-se motivado

22/04/2021 - Dicas

O empreendedor é uma pessoa criativa, inovadora, arrojada, que estabelece estratégias para traçar o seu futuro. É a pessoa que estabelece metas, inicia projetos, controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento. É a pessoa que sabe determinar como e quais produtos ou serviços serão colocados no mercado. Ser empreendedor é mentalmente exigente e revigorante ao mesmo tempo.

Ter a cabeça constantemente ocupada é empolgante, mas com o tempo isso pode se tornar desgastante. Sabemos que ser empreendedor em tempo integral muitas vezes é um trabalho estressante, mas não é preciso perder a motivação por causa disso.

Motivação é uma das palavras mais faladas em nosso dia a dia. Originada do Latim “moverè”, representa uma força motora que impele comportamentos.

Motivação significa um movimento para ação, é o que nos impulsiona a agir e a tomar decisões. Ela não surge do dia para a noite, é formada por conjuntos de ações que aos poucos vão nos transformar.

Manter-se motivado e empreender é, e sempre será um grande desafio sim! Mas para que você e sua empresa permaneçam saudáveis é preciso criar maneiras de lidar com a desmotivação e manter o entusiasmo que se tinha lá no início do negócio.

Você deve estar se perguntando, como se manter motivado quando se está quase sempre conectado? Descrevemos abaixo algumas dicas para tornar o seu dia a dia mais leve e manter a motivação:

Tenha disciplina e Mantenha a organização: Trace um método para agir com constância e realizar tarefas, projetos, metas, sonhos, etc. Mantenha-se organizado com listas de tarefas detalhadas e faça pausas regulares no trabalho.

Analise o seu progresso: Prática que faz com que você olhe para trás e veja o que passou, erros etc, como uma lição importante, aprendizado e ver o quanto progrediu. É muito importante apreciar o progresso pessoal.

Mantenha seu corpo e cérebro saudáveis: Ambos são igualmente importantes, tente adquirir hábitos saudáveis como: alimentar-se bem, praticar exercícios e ter uma boa noite de sono. `Práticas essenciais para melhorar a concentração, o humor e não trazer à tona doenças como, depressão, ansiedade ou piorar o nível de estresse.

Tenha tempo para você, seus amigos e familiares: Ter um tempo para si mesmo é necessário, afinal somos humanos e ficamos cansados. Passar um final de semana com amigos ou a família, renova as energias para a semana seguinte. Não viva somente no escritório, pausas são revitalizantes.

Ouça música: Após realizar tarefas difíceis, dê ao seu corpo e cérebro um impulso de motivação, ouça música. Ela dá ao corpo um efeito energético, ou calmante, basta escolher a música certa que faz você se sentir calmo, animado e feliz ao mesmo tempo.

Saiba delegar: Ser empresário traz muitas preocupações, lidar diariamente com funcionários, clientes, contas, economia, além de outras obrigações. Com tantas responsabilidades, tentar resolver tudo sozinho, não é uma boa opção. Saiba delegar tarefas para a sua equipe, seus colaboradores são o braço direito da empresa, afinal, é pra isso que foram contratados.

Busque referências: Quando sentir-se desmotivado, leia um livro ou biografia de alguns empreendedores de sucesso. Isso ajuda a lembrar que o caminho a percorrer pode ser difícil, mas não impossível. Saber que alguém seguiu o mesmo caminho e conseguiu alcançar as metas planejadas, significa que você também conseguirá.

Crie metas, visualize o futuro: Quem chegou onde queria, foi por uma boa razão, criou metas, planos e lutou para alcançar seus sonhos. Imaginar o futuro é motivador. Empreendedores devem conhecer a si mesmos e saber exatamente onde querem chegar e traçar este caminho. Já dizia Peter Drucker. “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

Celebre suas pequenas conquistas: Para manter-se motivado também é preciso desfrutar das pequenas conquistas, recompensar-se. Nunca se recompensar pode fazer com que você comece a questionar por que está somente trabalhando, prejudicando sua motivação e gerando incertezas. Valorize as “pequenas vitórias”, pois cada pequena vitória é uma conquista, um avanço para as próximas.

Tire uma folga do trabalho, viaje: Conheça lugares e pessoas fora da sua empresa. Reserve um tempo para viajar e fazer um networking, é ótimo para os negócios e também para impulsionar a motivação. Para se manter motivado, seja a negócios ou a passeio, viaje sempre que puder!

Plasticidade é transformação: Para lidar com um ano de incertezas, desenvolva a plasticidade. Aprenda a se moldar diante de uma situação nova e desafiadora, mudar, se reinventar, saber lidar com o que está acontecendo a sua volta.

Há infinitas maneiras de encontrar motivação, apenas mencionamos algumas, por isso expanda os seus horizontes.

Todos sabemos que foco e motivação não surgem do dia para a noite. São conjuntos de ações que aos poucos vão nos transformar. Empreender é e sempre será um grande desafio sim! Mas para que você e sua empresa permaneçam saudáveis é preciso criar maneiras de lidar com a desmotivação e manter o entusiasmo que se tinha lá no início do negócio.

Esperamos que as dicas acima, possam te ajudar a se manter motivado, com foco em seu propósito e missão.

Se você faz uso de alguma tática para se manter motivado diante dos percalços do dia a dia compartilhe sua dica conosco!

Comentários


Nenhum comentário para esta publicação

Comentar


4 6

Ligue agora mesmo 0800 003 1600

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.

Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?