Mantenha-se informado com a DigiSat


O que esperar do consumidor do futuro?

O que esperar do consumidor do futuro?

20/10/2022 - Dicas

Tudo mudou em um ritmo muito intenso, se antes da pandemia as transformações já aconteciam a todo vapor, agora estão bem mais rápidas. As tendências e mudanças no comportamento humano e das novas tecnologias estimadas para ocorrerem ao longo da década, foram aceleradas pela pandemia e deram-se em questão de semanas. 

As restrições impostas pela pandemia desencadearam uma grande busca por novas formas de comprar, levando o uso massivo da tecnologia. Essa acessibilidade faz com que os consumidores encontrem uma grande quantidade de informações e menos barreiras. 

De acordo com uma pesquisa da líder global WSGN sobre previsões de consumo, o consumidor do futuro tende a ser cada vez mais conectado, empoderado, seletivo e exigente. 

Já a pesquisa realizada pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo Hibou, mostra que para 53% dos brasileiros o atendimento é o grande responsável pela fidelização. Sim, os consumidores estão mais exigentes e o atendimento pode ser uma das chaves para o sucesso das suas vendas.

Mas o que mais o consumidor busca? 

    • Quer conteúdo personalizado, autêntico e canais atraentes; 

    • Busca processos simplificados de compra, tanto nas lojas quanto online;

    • Procura por conveniência e facilidade.

Por isso focar na experiência de compra, estudar quem é seu cliente, compreender e estabelecer conexões humanas é fundamental, pois como as pessoas estão inovando, as empresas também precisam acompanhar esses avanços. Portanto fique de olho nas tendências e identifique os padrões de consumo dos futuros e atuais clientes. 

É necessário sincronizar estratégias e tendências, gerenciar dados que permitem avaliar  aspectos de como e em que época do ano um serviço ou produto é mais procurado, se a transação é feita à vista ou a prazo, entre outros. Para fazer esta avaliação mais ampla é fundamental coletar dados, acompanhar e olhar constantemente para o negócio como um todo. Por estes motivos investir em um software com CRM, programa de fidelidade, dashboards, ter um site, monitorar e identificar os hábitos dos clientes é imprescindível. 

Abaixo mais algumas dicas para ajudar a entender o que os consumidores do futuro buscam: 

    • Tenha um site, pois o consumo online tem crescido, se tornado uma importante figura que promete ser uma das principais tendências do futuro;

    • Outra tendência que já vem se desenhando na sociedade é a economia compartilhada, ou seja, um consumo mais sustentável para o planeta;

    • Agilidade com menos burocracia nos atendimentos, use a digitalização e os processos eletrônicos como aliados;

    • Fortaleça os canais digitais, pois o consumidor deseja uma experiência multicanal, utilizando diferentes meios digitais para comunicar-se;

    • Ofereça diversos meios de pagamento, como: aplicativos, links de pagamentos, pix, pagamentos digitais, cartões;

    • Invista em canais como chat online, chatbots ou whatsapp, para contatos ágeis e eficientes;

    • Providencie a transformação digital da equipe de vendas, treine e implemente Apps mobile. 

Muito mais do que conhecer, também é preciso compreender os diversos perfis que compõem o consumidor do futuro e qual a melhor abordagem para descobrir suas necessidades e dores. Entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços, quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca. Visto que quem não planeja, não gerencia, não encontra oportunidades para aumentar suas vendas.

A tecnologia ajuda a melhorar a gestão, a produtividade e o controle dos negócios. Então quanto mais ferramentas eficientes forem utilizadas, maior será a produtividade gerando mais tempo para planejar ações futuras. 

Se tiver alguma dúvida de como os Sistemas da Digisat podem ajudar sua empresa, fale com alguém da nossa equipe comercial: 49 3441 1600! 

Comentários


Nenhum comentário para esta publicação

Comentar


9 + 2

Ligue agora mesmo 0800 003 1600

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.

Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?