Painel da Revenda

Mantenha-se informado com a DigiSat


Profissionais para empresas de informática estão em falta?

Profissionais para empresas de informática estão em falta?

10/09/2019 - Informe
Veja fatores que contribuem para essa dificuldade no setor de informática e automação e certifique-se de que o problema não é a sua empresa.


Na maioria das vezes, a dificuldade na contratação de profissionais para a área de informática e automação é atribuída à falta de mão de obra qualificada. Mas será que a falta de pessoas preparadas no mercado é tão grande assim ou está faltando uma maior valorização com relação aos seus próprios funcionários? 


É certo que existe uma certa escassez de profissionais na área tecnológica, porém, é preciso olhar para dentro da sua empresa e se perguntar: será que o meu negócio é responsável por atrair pessoas que não são tão boas assim? Será que as condições de contratação da minha empresa são mesmo atrativas para profissionais qualificados?


Continue a leitura e confira 5 pontos que podem explicar a dificuldade para encontrar profissionais qualificados na área de informática e automação.


1- Sua empresa de informática exige demais e paga pouco?

De um modo geral, o que determina a remuneração de um empregado é a lei da oferta e da procura, mas é preciso ter consciência de que a valorização de um funcionário inclui o pagamento de salários compatíveis com a qualificação.

Se os empregados não tiverem suas necessidades básicas atendidas, eles não terão o estímulo necessário para desempenhar bem suas atividades. É fácil concluir que o salário e demais benefícios são fundamentais para que o colaborador queira estar em uma empresa. 

Um funcionário bem pago se sente valorizado e motivado a desempenhar suas funções com comprometimento e da melhor forma possível, indo até mesmo além de suas obrigações e ajudando os demais colegas em relação ao trabalho, por exemplo.

2- Não investe na gestão e na qualificação dos funcionários?

Para que a sua empresa de informática e automação assegure a competitividade no mercado, ela precisa contar com profissionais qualificados, com capacidade para desempenhar determinadas atividades.

No entanto, para garantir que os seus colaboradores se mantenham atualizados, principalmente em setores dinâmicos como o da informática, é necessário investir em qualificação profissional. Isso também vale para você e os demais gestores da sua empresa!


Você não deve encarar a qualificação de seus funcionários como um custo, mas como um investimento, pois já está mais do que provado que as empresas que oportunizam a capacitação de seus colaboradores conseguem aumento na produtividade, mais eficiência e, consequentemente, maiores lucros.


Investir no aprimoramento de sua equipe de trabalho também é uma forma eficiente de suprir a falta de mão de obra qualificada. E, como já foi dito, um funcionário que se sente valorizado pela empresa trabalha com mais dedicação.

3- Não oferece perspectivas de crescimento aos seus funcionários?

Assim como a qualificação profissional, a possibilidade de crescimento dentro da empresa, com a conquista de melhores cargos e salários, tem ligação direta com a motivação dos funcionários. E o resultado não poderia ser outro: colaboradores motivados trabalham com mais empenho e rendem muito mais!


4- Alta rotatividade na equipe

O ambiente de trabalho na sua empresa é agradável, mas mesmo assim a taxa de rotatividade é alta? Isso pode ser um indicativo de que seus funcionários estão sendo mal remunerados e, portanto, não estão sendo valorizados tanto quanto merecem.


Para que os funcionários permaneçam por mais tempo em sua empresa, eles devem trabalhar satisfeitos e motivados, sentindo que são valorizados pelo que fazem. Como vimos, salários compatíveis com a função, qualificação e atualização profissional são as melhores formas para ter colaboradores comprometidos.


5- Baixa produtividade e conflitos internos

O mau relacionamento entre membros de uma equipe afeta negativamente e de forma direta a produtividade. E nós sabemos que, no dia a dia de uma empresa, ocorrem várias situações que podem gerar conflitos, tais como opiniões diferentes a respeito da execução de uma atividade, indecisões, problemas com horários, falta de comunicação etc. 


Sendo assim, é de suma importância que o gestor saiba gerenciar esses conflitos entre colegas, impedindo o agravamento da situação e o consequente prejuízo em termos de produtividade.

Como gestor, não esqueça do quanto é importante oferecer um ambiente com boas condições de trabalho aos seus colaboradores, assim como salários compatíveis com as suas funções e a oportunidade constante de capacitação e crescimento profissional. Assim, você terá funcionários motivados, qualificados e com comprometimento no trabalho que realizam.

Este conteúdo foi útil para você? Talvez você também goste de ler sobre como aumentar as vendas e os lucros em uma loja de informática.

A instabilidade do mercado, as quedas nas vendas e a concorrência estão afetando negativamente a lucratividade da sua empresa? Então conheça o Programa de Revendas de Sucesso da DigiSat, e veja como conquistar o salto que o seu negócio precisa.

Comentários


Nenhum comentário para esta publicação

Comentar


3 7

Ligue agora mesmo 0800 003 1600

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.

Oi, percebi que veio nos visitar. Deixa te explicar melhor nosso modelo de parceria?