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Veja como fidelizar clientes na venda de software de gestão

Veja como fidelizar clientes na venda de software de gestão

10/09/2019 - Dicas

Você trabalha com a venda de softwares, mas precisa de uma lucratividade maior no seu negócio? Oferecer suporte técnico pode ser a solução!



A sua empresa é uma revendedora de software de gestão e automação comercial, mas a forte concorrência e a crise econômica do país reduziram seus lucros? Neste caso, você pode aumentar sua lucratividade oferecendo serviços de assistência técnica e manutenção para os clientes que adquirem os seus produtos.


Ao disponibilizar esse tipo de serviço - que abrange desde pequenos problemas e necessidade de ajustes no computador até a orientação sobre novas ferramentas do software -, você garante uma receita mensal e ainda fideliza a clientela. Isso pode ser decisivo para a saúde financeira de sua empresa!


Continue a leitura e confira dicas para conquistar clientes fiéis!


Priorize a qualidade no atendimento


Uma regra simples e que faz toda a diferença no atendimento aos clientes é “atenda como gostaria de ser atendido”. Boa vontade, educação, atenção e agilidade na hora que o seu cliente precisa fazem toda a diferença! Afinal, para o consumidor não há nada melhor do que ter suas necessidades atendidas de forma prática e satisfatória.


A qualidade no atendimento precisa ser constante. É preciso ter claro que uma experiência negativa pode arruinar sua relação com um novo cliente e até mesmo com quem já é fiel à sua marca, produtos e serviços.


Um relatório do SAC Multicanal da Microsoft, de 2015, revela que experiências negativas no atendimento fizeram com que 62% dos clientes optassem por não mais consumir produtos ou serviços de determinadas empresas ou marcas.


Tenha em mente que, quando uma pessoa procura um produto ou serviço, ela espera que seu problema seja resolvido.

Clientes Vip merecem atendimento Vip

Um cliente fiel, que paga à vista ou dentro do prazo e ainda indica o seu trabalho, gerando novas vendas, merece ser reconhecido, concorda? Afinal de contas, a propaganda boca-a-boca feita por um cliente, além de gratuita, traz os melhores resultados.


Você pode criar um selo de cliente especial e oferecer algum serviço gratuito, como, por exemplo, uma formatação de micro uma vez por ano ou a cada seis meses, ou ainda, oferecer um brinde criativo (chaveiro, caneta e boné não valem!). É raro encontrar alguém que não goste de ser presenteado, portanto essa é uma boa estratégia para manter o bom relacionamento com este cliente.


Tenha vários canais de contato para ouvir seus clientes


Os seus clientes precisam de um bom atendimento, seja pessoalmente ou por outros canais, como telefone e internet. Eles precisam perceber que estão sendo ouvidos e que sua empresa está empenhada em corresponder aos seus anseios, que podem ser a obtenção de um novo produto ou uma reclamação sobre algum problema que tenha acontecido. Rapidez e eficiência são fundamentais sempre!


Use as mídias sociais para se fazer presente na lembrança deles, pois, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. 


Crie uma conta profissional no Instagram, faça uma página no Facebook ou um blog para nutrir seus clientes com conteúdos úteis e promover produtos e serviços, com textos, vídeos, podcasts etc. Com estes canais você também pode coletar sugestões e feedbacks quanto aos seus produtos e serviços.


Esse tipo de relacionamento também funciona como um pós-venda e é tão importante quanto a venda para conquistar o consumidor, principalmente em um mercado concorrido como o da informática. Lembre-se sempre de atender e tratar seus clientes como você gostaria de ser atendido e tratado. Seguindo este lema, você não vai errar!


Estabeleça contatos periódicos com o cliente

Não esqueça de se comunicar com seus clientes. Conversar com eles fará com que se sintam importantes e valorizados, e você ainda poderá desenvolver ações com base nos feedbacks deles.

Essa comunicação aberta faz toda diferença no relacionamento com os consumidores. Não espere o cliente ligar para reclamar, antecipe-se aos problemas e mostre o quanto está atento para bem atendê-lo.

Uma boa sugestão é criar KPIs (chaves de indicação de desempenho) para saber o número de reclamações recebidas, de devoluções de mercadorias, assim como a quantidade de produtos vendidos mensalmente, etc. Com estas informações, fica mais fácil definir estratégias para melhorias.


Se está ocorrendo atraso para atender à demanda de serviços de manutenção, por exemplo, será preciso adotar medidas para resolver o problema imediatamente. Talvez seja o caso de contratar mais um técnico em informática e assim por diante.


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A instabilidade do mercado, as quedas nas vendas e a concorrência estão afetando negativamente a lucratividade da sua empresa? Então conheça o Programa de Revendas de Sucesso da DigiSat, e veja como conquistar o salto que o seu negócio precisa.

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